top of page

Entenda os casos da língua alemã


Hallo, Leute! Wie geht’s?

Se você é um acompanhante assíduo do nosso blog, com certeza, já leu a frase: o alemão é uma língua de casos, isso você aprenderá em breve. Por isso, em nosso artigo de hoje, você aprenderá o que é uma língua de casos e quais são os casos em alemão. Los geht’s!

Uma língua de casos

O caso é uma marcação morfológica que indica a função sintática exercida por um determinado sintagma nominal em uma frase, como, por exemplo, sujeito, objeto, complemento com preposição, etc. Essa marcação se manifesta no artigo ou no nome. Antes de continuarmos, vamos entender o que é um sintagma nominal.

Sintagma nominal é um agrupamento de palavras que juntas constroem um único sentido, tornando-se inseparável na construção. Veja:

Como pode perceber a ordem do sintagma nominal em alemão é diferente do português. Agora que você já aprendeu o que é um sintagma nominal, sigamos!

Com a presença da marcação morfológica, vamos chamar de declinação a partir de agora. A ordem da frase não interfere na função exercida pelo sintagma, observe:

Português: Anna [sujeito] bebe [núcleo verbal] suco [objeto direto].

A ordem não pode ser alterada, caso mude, as funções mudariam e no caso do português ficaria agramatical, ou seja, não faria sentido.

Alemão: Anna [sujeito] trinkt [núcleo verbal] den Saft [objeto direto].

Em alemão, é possível alterar essa ordem sem alterar o sentido e/ou função sintática. Veja:

Den Saft trinkt Anna.

Atenção! Em alemão, “o suco” é “der Saft”, mas no exemplo anterior aparece como “den Saft”. Isso acontece, pois, em nosso exemplo, ele exerce a função de objeto. O verbo “trinken” pede objetos declinados no caso acusativo. Já que citamos isso, bora ver quais os casos em alemão?

Casos em alemão

A língua alemã conta com quatro casos, são eles: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.

Nominativo: exerce as funções de sujeito e acompanha os verbos de ligação.

Acusativo: exerce função de objeto direto e acompanha algumas preposições.

Dativo: exerce função de transferência (por exemplo, preposições a ou para) e acompanha algumas preposições.

Genitivo: indica posse, preposição de acoplada ao artigo, e acompanha algumas preposições.

Agora você já sabe quais são os casos do alemão e o que eles representam. Bem, logo teremos posts sobre cada caso, então acompanhe nossa página para aprender mais!

Bis bald!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page