top of page

Entenda os pronomes possessivos do alemão


Hallo, meine Lieben! Wie geht’s?

Hoje, começaremos o nosso artigo com uma pergunta... Você sabe o que significa meine Lieben? Meine Lieben significa “meus queridos”. Por que fizemos essa pergunta? Porque meine é um pronome possessivo, o tema do nosso artigo.

Os pronomes possessivos indicam que algo pertence a alguém. Por exemplo:

(ich) meine (die) Tasche [(eu) minha (a) bolsa]

Como pôde ver, a lógica é semelhante à lógica do português, ou seja, o pronome muda de acordo com o gênero da palavra e a quem pertence. Veja só:

(du) dein (der) Stift [(tu) teu (o) lápis]
(er) sein (das) Heft [(ele) seu (o) caderno] *

*Em português não há o gênero neutro, logo, não há como fazer uma contraposição exata.

Em alemão, os pronomes possessivos mudam de acordo com o caso. Você deve estar curioso sobre o que são os casos, afinal, essa palavrinha apareceu quando vimos os pronomes pessoais – se você não viu, clique aqui - , mas em breve você entenderá o que eles são. Sendo assim, bora aprender os pronomes possessivos?

Importante! Hoje você aprendeu os pronomes possessivos do caso nominativo... Logo, você aprenderá o que são casos e também aprenderá os pronomes possessivos em cada um deles. É muito aprendizado, né?!

Então acompanhe o nosso blog e siga aprendendo com a gente! 🤓❤️

Ah! Antes de ir, temos um desafio! Escolha uma palavra de cada gênero, escolha um pronome pessoal para cada uma e faça o possessivo delas. Por exemplo: sein (er) Stift (der), unsere (wir) Tasche (die) e euer (ihr) Heft (das).

Agora é com você!

Tschüss!

Bis bald!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page