top of page

Quais os principais vistos para a Alemanha?


Hallo, meine Lieben! Wie geht’s?

Quando pensamos em viagem internacional, um dos primeiros tópicos que vem a nossa mente é: eu preciso de visto? Se sim, qual? Pois bem, você terá muitas dúvidas sanadas neste artigo em relação ao nosso destino favorito: a Alemanha.

Vamos às respostas...

Preciso de visto para ir à Alemanha?

Depende! Qual o objetivo da sua viagem? Vamos explicar isso...


Supondo que você fará uma viagem para conhecer a Alemanha ou, talvez, uma viagem a negócios. Nesse caso, você precisará de um Visto Schengen, visto de curta duração. Com ele, você poderá permanecer em território alemão ou território de países que compõem a área Schengen, clique aqui para saber mais. Mas atenção! Há a possibilidade de entrar e sair diversas vezes, desde que, não ultrapasse os 90 dias em um prazo de seis meses.

Agora, vou te contar a super notícia! Graças a um acordo entre a União Europeia e o Brasil, cidadãos brasileiros estão isentos dessa formalidade, ou seja, não precisam solicitar esse tipo de visto, porém devem apresentar um documento de viagem, comprovar o objetivo da ida e os recursos financeiros para sua subsistência enquanto estiver lá.


Existe também uma quantidade considerável de vistos para viagens de longa duração e além deles, uma autorização para a permanência na Alemanha. Vamos conhecer abaixo os vistos mais comuns.

Visto de Trabalho

O visto de trabalho é, sem dúvidas, um dos mais requisitados. Nessa modalidade há diferentes tipos. Veja só:

Visto para Au-pair: concedido para jovens entre 18 e 26 anos que vão trabalhar como babá na casa de uma família anfitriã em período de seis a doze meses.

Visto para trabalhadores com contrato: para trabalhadores que foram recrutados e já possuem um contrato com empresas alemãs.

Visto para especialistas: esse visto é destinado a trabalhadores que tiveram seus diplomas integralmente reconhecidos pelo governo alemão.

Visto para férias-trabalho: concedido a jovens entre 18 e 30 anos, com duração de seis meses destinado a trabalho. Atenção, nesse caso, é preciso permanecer em única empresa, ou seja, não poderá ingressar em outra corporação.

Cartão Azul: esse visto é destinado para trabalhadores especializados em áreas em que há escassez de mão-de-obra, por exemplo, profissionais de TI ou da área da saúde. Para ter direito a esse visto é necessário ter o diploma reconhecido.

Visto de Estudos

Semelhante ao visto de trabalho, o visto de estudos é muito requisitado. Há uma série de possibilidades para ele, tanto para pessoas sem admissão prévia até pessoas que desejam cursar o doutorado. Conheça alguns:

Visto para estudos superiores sem admissão prévia: destinado a pessoas que querem se candidatar a um curso superior na Alemanha. Para obter esse visto, é necessário comprovar que possui meios de subsistência suficiente. Visto para estudos superiores com admissão em universidade alemã: para pessoas já admitidas em universidades alemãs, ou seja, pessoas que realmente foram aceitas em universidades do país. Após a chegada, o estudante deverá solicitar, junto ao serviço de estrangeiros, uma autorização de residência.

Visto para curso superior com curso de línguas: destinado para estudantes de curso superior que estudam alemão. Nesse caso, os estudantes precisam estudar alemão no mínimo 18 horas semanais. Com esse visto, os estudantes podem permanecer de três a vinte e quatro meses (dois anos) na Alemanha.

Há ainda vistos para desenvolver atividades independentes, vistos para reagrupamento familiar, entre outros. Para saber mais sobre isso, basta consultar o portal do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha clicando aqui.

Agora que você aprendeu sobre os principais vistos, já pode organizar o que melhor se encaixa com a sua viagem! E se ainda tem receio por causa do idioma, vem para o Clube de Alemão! Clique aqui e conheça!

Bis bald!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page