top of page

Tipos de intercâmbio para a Alemanha


Hallo, Leute! Wie geht’s?

Já imaginou sair de seu país para aprender mais sobre outro? Através do intercâmbio, você pode ter a oportunidade de viver essa experiência única e esse será o tema do nosso artigo de hoje!

Fazer intercâmbio é, basicamente, ir a outro país para aprender e vivenciar sua cultura, língua, etc. Podendo ter a finalidade acadêmica – tanto para o aprendizado de um idioma, quanto para a formação universitária – ou acadêmica-profissional. O intercâmbio acadêmico costuma ser o mais comentado, principalmente, o universitário.

Entenda como funciona o intercâmbio acadêmico na Alemanha

Nessa modalidade há três principais tipos, sendo eles: escola de idiomas, universitário e extensão acadêmica (MBA, mestrado ou doutorado, por exemplo).

Idioma: Algumas escolas oferecem pacotes de imersão total, isso significa que, através de parceria com instituições alemãs, essas escolas de idiomas dão a possibilidade do intercâmbio para seus alunos.

Universitário: Muitas universidades brasileiras têm convênio com universidades alemãs, podendo assim, ser um meio de seus alunos cursarem parte da graduação em uma universidade alemã. Em muitos casos, há bolsas de estudos para universitários.

Extensão acadêmica: Nessa categoria, a maioria dos intercambistas cursam mestrado ou doutorado, embora, há também alunos de especialização. Um mestrado ou doutorado sanduíche, que acontece quando o estudante realiza parte de seu trabalho em uma universidade no exterior, é uma grande oportunidade para amantes de pesquisa acadêmica, que além do aprendizado, agrega muito ao currículo profissional.

E o intercâmbio acadêmico-profissional?

O intercâmbio acadêmico-profissional mais conhecido é o Au-Pair. Ele é classificado assim, pois o intercambista trabalha como babá na casa de uma família anfitriã, recebe um salário por isso e faz o curso de idioma, no caso, o curso de alemão. Para essa modalidade é necessário que o(a) interessado(a) tenha entre 18 e 26 anos de idade.

Fazer intercâmbio é uma grande oportunidade para imersão cultural, inclusive, há institutos alemães que oferecem diversas possibilidades. Mas, atenção! Ir a outro país é algo sério, por isso, é necessário se certificar da idoneidade da empresa pela qual pretende vivenciar essa experiência tão importante. Pesquise, analise e prepare-se para então, aproveitar tudo que o intercâmbio pode te oferecer!

Bis bald, Leute!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page