top of page

Organização escolar na Alemanha




Hallo, Leute! Wie geht’s?


Se você é estudante da educação básica, ou tem filhos ou muita vontade de aprender um pouquinho mais sobre como é a organização escolar na Alemanha, este artigo é para você! Hoje você conhecerá como funciona o sistema de educação alemão. Vamos lá?!


Na Alemanha, geralmente, as crianças ingressam na escola aos seis anos de idade e tendem a concluir a educação básica em um tempo médio de nove anos. A primeira fase é concluída em quatro anos. A partir da segunda fase, quando os alunos têm, em média, dez anos de idade, há uma mudança significativa na vida acadêmica dessas crianças, pois seus pais precisarão decidir, baseando-se no desempenho acadêmico, qual das três possibilidades de escola secundária os filhos seguirão. São elas: Hauptschule, Realschule e Gymnasium. Essa divisão não acontece em todos os estados, em alguns há a junção do Hauptschule e Realschule formando o Gesamtschule. Entretanto, vamos explicar separadamente, assim fica mais fácil para entender o conceito de cada um!


Hauptschule: alunos com baixo desempenho acadêmico tendem a concluir os estudos na Hauptschule. Elas concluem os estudos no nono ano e são direcionadas para cursos profissionalizantes.


Realschule: os alunos que cursam essa modalidade são aqueles que tiveram um desenvolvimento mediano na educação primária. Concluem os estudos no décimo ano e são direcionados para cursos técnicos.


Gymnasium: modalidade destinada a alunos com bom desempenho acadêmico. Os alunos que vão para o Gymnasium concluem seus estudos no décimo segundo ou décimo terceiro ano com a realização do Abitur, exame que possibilita o acesso à universidade. Diferente do Brasil, onde há um exame nacional – ENEM –, na Alemanha cada estado elabora o seu próprio teste, o que pode, de certa forma, gerar um desnivelamento.


A educação profissional é muito apreciada pelas empresas, pois assim, podem fazer uma contratação mais direcionada e, consequentemente, evitam a rotatividade de colaboradores. É importante dizer também que, apesar dessa divisão ainda na escola primária, há a possibilidade de alunos inicialmente direcionados para a Hauptschule ou Realschule chegarem à universidade, entretanto, apenas uma pequena parcela consegue esse feito.


Há inúmeros debates em torno do sistema educacional alemão, um dos mais fervorosos é o fato da educação ser legislada pelos estados, isso significa que cada estado tem suas próprias diretrizes educacionais. Além disso, há discussões em torno da importância da formação de mão de obra qualificada e em torno do quão danoso pode ser o direcionamento para as áreas de formação em uma fase tão inicial da vida.


O que você achou da organização escolar alemã? Ela se parece em algo com o Brasil ou é totalmente diferente? Deixe seu comentário!


Até mais, meine Lieben!


Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page