O mercado de trabalho na Alemanha
- ludalemao5
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Hallo, meine Lieben!
Você sabia que um dos principais motivos para alguém deixar seu país de origem e ir para outro é a busca por um emprego melhor e melhores condições de vida? Diante disso, um assunto que não pode faltar em nosso blog é o Mercado de Trabalho na Alemanha.
A Alemanha é uma das maiores economias da Europa, isso, por si só, já torna o país atraente, além disso, destaca-se por propiciar boas condições de trabalho e ter bons índices no quesito qualidade de vida. Talvez, você esteja se perguntando, mas o que isso impacta na minha vida? Bem, o país recebe trabalhadores estrangeiros, inclusive há vistos específicos, como vimos no artigo sobre vistos. Se não viu, clique aqui. Ademais, devido à necessidade de algumas áreas, houve uma flexibilização para entrada de profissionais da saúde e de áreas com escassez de mão de obra qualificada no país. Sendo assim, isso pode impactar a sua vida, se decidir se mudar para a Alemanha.
Uma das áreas em que o país mais se destaca é a área industrial, sendo mundialmente conhecido por isso. Como consequência, há muita demanda de mão de obra qualificada, em diferentes níveis, na indústria. Para manter o crescimento econômico do país, o recrutamento de trabalhadores estrangeiros é fundamental, uma vez que, não há mão de obra suficiente no país. A demanda já era do conhecimento do governo, entretanto, a pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais o problema. Como medida, profissionais da área da saúde de outros países podem concorrer a uma posição de trabalho igualmente com profissionais que vêm de países que compõe a União Europeia.
Há muitas agências de emprego especializadas em recrutamento internacional, em especial, para Alemanha. Algumas recrutam trabalhadores de diferentes áreas, outras se dedicam a um segmento específico, como, por exemplo, o segmento da saúde, engenharias etc. Em relação às agências de emprego, há aquelas que acompanham e dão suporte em todo o processo, desde o recrutamento até o início efetivo de trabalho, e as que apenas orientam sem participação efetiva no processo. Por isso, se optar por ingressar no mercado de trabalho alemão por meio de uma agência, é necessário pesquisar a que melhor atende suas necessidades.
Para trabalhar na Alemanha, é necessário obter visto de trabalho, nesse caso, é preciso já ter conseguido um emprego e estar munido de um contrato de trabalho, ou, obter visto para procurar emprego, nesse caso, é fundamental comprovar maneira de se manter financeiramente no país. Se o candidato possui alguma formação, será necessário validar o certificado para poder atuar na área desejada. Além disso, é fundamental falar alemão, quanto ao nível de proficiência, depende da exigência da empresa ou cargo. Mas não se preocupe, você pode contar com o Clube de Alemão para aprender o idioma. Conheça mais clicando aqui.
Trabalhar e viver em outro país é uma experiência única, por isso, preparar-se bem para ela pode tornar as coisas ainda mais especiais. Uma coisa é certa, o mercado de trabalho alemão mostra-se favorável para aqueles que pretendem trabalhar no país.
Até a próxima, meine Lieben!
Bis bald!
Hallo Lud, gostaria de saber como funciona o mercado de trabalho na área de saúde para cuidador de idoso? Quais os passos ou tem algum site específico para se inscrever?
Bjos Suas aulas são top .E os temas aqui tbm.
Como funciona para professores de educação básica? Existe a possibilidade de trabalhar aí, obviamente falando alemão bem? Sou da área de Ciências Naturais. Abraço!