top of page

O mercado de trabalho na Alemanha



Hallo, meine Lieben!


Você sabia que um dos principais motivos para alguém deixar seu país de origem e ir para outro é a busca por um emprego melhor e melhores condições de vida? Diante disso, um assunto que não pode faltar em nosso blog é o Mercado de Trabalho na Alemanha.


A Alemanha é uma das maiores economias da Europa, isso, por si só, já torna o país atraente, além disso, destaca-se por propiciar boas condições de trabalho e ter bons índices no quesito qualidade de vida. Talvez, você esteja se perguntando, mas o que isso impacta na minha vida? Bem, o país recebe trabalhadores estrangeiros, inclusive há vistos específicos, como vimos no artigo sobre vistos. Se não viu, clique aqui. Ademais, devido à necessidade de algumas áreas, houve uma flexibilização para entrada de profissionais da saúde e de áreas com escassez de mão de obra qualificada no país. Sendo assim, isso pode impactar a sua vida, se decidir se mudar para a Alemanha.


Uma das áreas em que o país mais se destaca é a área industrial, sendo mundialmente conhecido por isso. Como consequência, há muita demanda de mão de obra qualificada, em diferentes níveis, na indústria. Para manter o crescimento econômico do país, o recrutamento de trabalhadores estrangeiros é fundamental, uma vez que, não há mão de obra suficiente no país. A demanda já era do conhecimento do governo, entretanto, a pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais o problema. Como medida, profissionais da área da saúde de outros países podem concorrer a uma posição de trabalho igualmente com profissionais que vêm de países que compõe a União Europeia.


Há muitas agências de emprego especializadas em recrutamento internacional, em especial, para Alemanha. Algumas recrutam trabalhadores de diferentes áreas, outras se dedicam a um segmento específico, como, por exemplo, o segmento da saúde, engenharias etc. Em relação às agências de emprego, há aquelas que acompanham e dão suporte em todo o processo, desde o recrutamento até o início efetivo de trabalho, e as que apenas orientam sem participação efetiva no processo. Por isso, se optar por ingressar no mercado de trabalho alemão por meio de uma agência, é necessário pesquisar a que melhor atende suas necessidades.


Para trabalhar na Alemanha, é necessário obter visto de trabalho, nesse caso, é preciso já ter conseguido um emprego e estar munido de um contrato de trabalho, ou, obter visto para procurar emprego, nesse caso, é fundamental comprovar maneira de se manter financeiramente no país. Se o candidato possui alguma formação, será necessário validar o certificado para poder atuar na área desejada. Além disso, é fundamental falar alemão, quanto ao nível de proficiência, depende da exigência da empresa ou cargo. Mas não se preocupe, você pode contar com o Clube de Alemão para aprender o idioma. Conheça mais clicando aqui.


Trabalhar e viver em outro país é uma experiência única, por isso, preparar-se bem para ela pode tornar as coisas ainda mais especiais. Uma coisa é certa, o mercado de trabalho alemão mostra-se favorável para aqueles que pretendem trabalhar no país.


Até a próxima, meine Lieben!


Bis bald!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page